Seja no Carnaval da Liberdade ou da Tranquilidade, Minas oferece folia para todos os gostos
O Carnaval nas cidades históricas de Minas Gerais sempre preservou a tradição e a identidade cultural do estado. Em 2025, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), a folia do interior promete ser uma das mais vibrantes do país, oferecendo aos foliões tanto o Carnaval da Liberdade, marcado pela inclusão e diversidade, quanto o Carnaval da Tranquilidade, ideal para quem busca um ambiente mais sossegado.
A expectativa é atrair mais de 3 milhões de turistas às cidades históricas, que prepararam programações ricas em cultura, música e manifestações populares. Confira os destaques da festa em algumas das principais cidades mineiras:
A “Cidade dos Profetas” celebra a diversidade com o “Carnaval pra Todos”, de 28 de fevereiro a 4 de março. O evento homenageia o Bloco Manda Brasa e contará com mais de 30 blocos, além dos desfiles das escolas de samba Unidos da Jacuba e Casa Imperial da Rosa.
Na Zona da Mata, Cataguases resgata sua tradição com o Sambulante e blocos caricatos, promovendo um Carnaval inclusivo que valoriza a memória afetiva da cidade. A festa dura 10 dias e contará com apresentações de artistas locais e nacionais.
Leia outras notícias sobre o Carnaval 2025:
Na recém-inaugurada Arena Multiuso, a cidade promove um Carnaval familiar com shows de Felipe Hott, Baianeiros e a Bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel. O evento também terá feiras de artesanato e gastronomia, além de um espaço infantil.
Com atrações espalhadas por 15 bairros e 40 desfiles ao longo de 12 dias, Nova Lima aposta na força dos seus blocos tradicionais, como o Bloco dos Sujos. No distrito turístico de Macacos, haverá uma programação especial para quem prefere um Carnaval mais tranquilo.
O famoso Carnaval de Diamantina retorna ao centro histórico, no Mercado Velho, com os tradicionais blocos BatCaverna e Bartucada. A expectativa é atrair 40 mil foliões por dia.
Ao lado de Serro e Diamantina, Conceição do Mato Dentro aposta no CMD Folia 2025, com matinês e grandes shows de Ara Ketu, Lauana Prado e Reinaldinho do Terra Samba.
Com o tema “Se Minas é Carnaval, Mariana é Capital!”, a cidade reúne blocos históricos, escolas de samba e grandes atrações. Uma exposição sobre o bloco Zé Pereira da Chácara, ativo desde 1852, complementa a programação.
O CarnaPiranga 2025 tem como tema “Folia que Conta Histórias”, resgatando a riqueza cultural do município e manifestações carnavalescas centenárias. A programação inclui apresentações dos centenários blocos do Zé Pereira, 107 anos, e do Bloco do PEC.
A cidade comemora duas décadas do seu famoso Carnaval Surreal, reunindo 61 blocos, incluindo os icônicos Bloco do Caixão, Cabrobró e Praia. Grandes nomes da música como Matuê e Filipe Ret comandam a festa.
Em Itabirito, o “Meu Carnaval 2025” traz os temas “Tradição e Diversidade”, com várias atrações locais e show do Ara Ketu, além dos blocos Beiço do Wando, Chama o Síndico e Baianas Ozadas. A Folia já começa no dia 26 de fevereiro, com mais de 90 apresentações.
Em Ouro Branco, a cidade se organiza para celebrar o “Carnaval Sustentável”, que começa no dia 27 com a participação de blocos tradicionais. A programação inclui matinês animadas por DJs para as crianças, além de eventos que destacam a forte tradição musical local.
Em São Gonçalo do Rio Abaixo, a 90km de Belo Horizonte, o tema do Carnaval é “Onde a tradição se encontra com a alegria”. O GonçaloFolia promete muita animação, com abertura no dia 28, na Praça Central. A festa conta ainda com desfile de 12 blocos tradicionais na cidade.
Com 12 dias de pré-Carnaval, São João del-Rei marca os dias de folia com muita segurança e o conforto, resgatando suas tradições carnavalescas depois de décadas. A cidade conta com o brilho de seis escolas de samba.
Na vizinha Tiradentes, seu já tradicional Carnaval Cultural celebra neste ano a arte e tradição da cidade, com shows de Sandra de Sá e Mart’nália. A festa começa no dia 27, se encerrando no dia 3 de março.
Na Capital Cultural do Centro-Oeste Mineiro, os blocos Balaco Baku, Mal Dormidos e Suvaco de Cobra garantem a animação, com programação especial para o público infantil.