Adaptação do romance de João Ubaldo Ribeiro une música, teatro e literatura em duas apresentações no Sesc Palladium
O espetáculo musical Viva o Povo Brasileiro (de Naê a Dafé), adaptação do romance de João Ubaldo Ribeiro, encerra a primeira etapa de sua turnê nacional em BH, com apresentações nos dias 16 e 17 de maio, sexta e sábado, às 20h, no Sesc Palladium.
Publicado em 1984, o livro percorre quatro séculos da história do Brasil a partir da trajetória de uma alma que deseja ser brasileira e que encarna em personagens como o Caboclo Capiroba, o Alferes e Maria Dafé.
Com 30 músicas compostas por Chico César, a trilha sonora tem direção musical de João Milet Meirelles, integrante da banda BaianaSystem. As canções foram criadas a partir do texto de Ubaldo, com sonoridades que dialogam com a música negra, baiana e contemporânea.
A peça cobre o período de 1647 a 1977, com ambientação em Itaparica, na Bahia, mesma origem de João Ubaldo Ribeiro. A adaptação prioriza a personagem Maria Dafé, neta de um negro liberto, que após sofrer uma tragédia familiar, torna-se símbolo de resistência.
O musical recebeu prêmios como o Shell de Melhor Ator para Maurício Tizumba e foi indicado ao APCA, nas categorias “Melhor Espetáculo” e “Melhor Ator”, além do Prêmio APTR na categoria “Melhor Música”.
Viva o Povo Brasileiro (de Naê a Dafé)
Endereço: Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro, Belo Horizonte
Data: 16 e 17 de maio (sexta e sábado), às 20h
Ingressos pelo Sympla ou na bilheteria do teatro