Além dos filmes, festival oferece oficinas de roteiro cinematográfico e produção em audiovisual
A partir desta terça-feira (13), Belo Horizonte recebe o 11º Cine Pojichá, festival de cinema itinerante que exibe filmes mineiros nas praças da cidade, gratuitamente. Nesta edição, que traz o tema “Infâncias Plurais”, os belo-horizontinos assistem a 20 produções cinematográficas de ficção, documentário e experimental, em quatro espaços da capital mineira.
Segundo o InCena, coletivo que idealizou o projeto, a ideia é incentivar a formação de público para o audiovisual mineiro e o cineclubismo no nosso estado.
Leia também:
A programação é toda gratuita, com ibilidade em Libras, e acontece na Praça Duque de Caxias (Santa Tereza), na Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia), no Centro Cultural Venda Nova, no Tertúlia Espaço Cultural (Barreiro) e na Praça da Igrejinha (centro de Macacos/MG).
Mais do que exibições, durante o festival estão previstas oficinas de roteiro cinematográfico e produção em audiovisual, além do seminário sobre Cineclubismo e um bate-papo sobre a produção mineira no audiovisual. As atividades precisam de inscrição prévia no site do InCena.
“Pojichá” é o nome de uma etnia indígena da região do Vale do Mucuri e Jequitinhonha, que inspirou a origem do projeto. Em 11 edições, o festival já exibiu mais de 150 títulos entre curtas e longas-metragens, realizou mais de 30 atividades paralelas e alcançou um público de mais 5.000 pessoas.
Datas: 13 a 18 de maio, terça a domingo
Programação completa: neste link
Locais:
Praça Duque de Caxias (Santa Tereza)
Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia)
Centro Cultural Venda Nova (Rua: José Ferreira dos Santos 184)
Tertúlia Espaço Cultural (Rua: Lúcio dos Santos 236 – Barreiro)
Praça da Igreja (Centro/Macacos/MG)