Cultura

Filme ambientado em BH é destaque em Festival de Cannes; confira qual é

'Ana, En ant' narra a história de Ana, jovem que viaja a BH após a morte de sua avó


Créditos da imagem: Reprodução/Sardinha em Lata
Frame de 'Ana, En ant' 'Ana, En ant' é destaque em Festival de Cannes. nesse domingo (18)

Redação Sou BH

|
19/05/25 às 08:41 - Atualizado em 19/05/25 às 12:29
compartilhe

Nesse domingo (18), Belo Horizonte ganhou destaque na 78ª edição do Festival de Cannes com a exibição do longa-metragem de animação “Ana, En ant”. Dirigido pela mineira Fernanda Alves Salgado, ex-estudante da UFMG, o filme é uma coprodução da produtora de BH, Apiário Estúdio Criativo e do estúdio português Sardinha em Lata.

O longa integrou o Annecy Animation Showcase, uma seção do Marché du Film dedicada a cinco filmes de animação em produção, dentro do “Dia da Animação do Festival de Cannes”.

Leia também:

Sobre o filme

“Ana, En ant” narra a história de Ana, uma jovem negra franco-brasileira que, após a morte da avó, se isola em seu luto na cidade onde sempre viveu. Seguindo pistas deixadas pela avó, ela viaja a Belo Horizonte e encontra Alice morando no antigo apartamento familiar. Através da exploração da cartografia afetiva da cidade, memórias e conexões ancestrais, Ana e Alice descobrem o significado de se tornarem quem são.

A animação em técnicas mistas foi filmada em estúdio em Cataguases (MG). O filme já havia sido selecionado pelo Festival de Annecy em 2019, quando o projeto em desenvolvimento participou dos pitches de longa-metragens do MIFA, sendo o único representante latino-americano na ocasião. Durante sua trajetória, o projeto ou por laboratórios como o BrLab, o Laboratório Griô de Roteiros e o Diáspora Lab (atual DiALAB), além de workshops no Ventana Sur Animation! e no encontro de coprodução do Brasil Cine Mundi.