Conheça cinco obras ficcionais sobre o cotidiano do Vaticano e veja onde assistí-las
Com a morte do Papa Francisco anunciada nessa segunda-feira (21) pós-Páscoa, todos querem saber mais sobre o processo de escolha do novo líder da Igreja Católica: o conclave. Para te atualizar sobre as questões que envolvem o Vaticano, separamos uma lista de quatro filmes e uma série que narram o cotidiano e os conflitos do papado. Confira:
Dirigido por Costa-Gavras, o longa retrata o silêncio da Igreja Católica diante do Holocausto. Na narrativa, um oficial da polícia secreta nazista SS e um padre jesuíta tentam alertar o Vaticano sobre os crimes nazistas. Diante disso, a figura do papa Pio XII é retratada de forma controversa.
A obra está disponível nas plataformas Disney Plus, Prime Video, Netflix e Claro Vídeo.
Leia também:
Inspirado no livro de Robert Harris, o filme dirigido por Edward Berger acompanha os bastidores da escolha de um novo papa em meio a intrigas e tensões no Vaticano. Na produção, Ralph Fiennes interpreta o cardeal responsável por organizar o conclave. A obra venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e, após a morte do Papa Francisco, é um dos filmes mais assistidos do Prime Video, streaming que oferece a obra.
Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, o longa da Netflix dramatiza os encontros entre Bento XVI (Anthony Hopkins) e o então cardeal Jorge Mario Bergoglio (Jonathan Pryce), futuro Papa Francisco. A narrativa dramatiza um duelo ideológico entre tradição e mudança, entrelaçado por elementos da cultura popular.
“Dois Papas” está disponível na Netflix.
Nesta comédia dramática de Nanni Moretti, um cardeal recém-eleito papa entra em crise e se recusa a assumir o cargo. Coincidentemente, o filme antecipou a renúncia de Bento XVI que viria anos depois, em 2013. Para a narrativa, o filme explora o peso da responsabilidade pontifícia com bom humor.
“Habemus Papam” também está disponível na Prime Video.
Por fim, na série “The Young Pope”, o diretor Paolo Sorrentino narra a vida de um jovem papa conservador e imprevisível. Para tratar das diferentes personalidades dentro da cúpula da Igreja, a trama desenvolve um personagem controverso e muito diferente do que se imagina ser uma pessoa do catolicismo.
As plataformas Disney Plus, Prime Video, Netflix e Claro Vídeo disponibilizam a obra.