Iniciativa oferece seis aulas online e uma conferência presencial gratuita sobre os principais romances do escritor.
A Academia Mineira de Letras (AML) promove, a partir do dia 23 de maio, o curso gratuito Por que ler Eça de Queirós hoje?, com aula inaugural presencial em BH e seis aulas online. A atividade tem como objetivo celebrar os 180 anos de nascimento do escritor português e refletir sobre sua relevância na atualidade.
A formação é voltada à leitura crítica de algumas das principais obras do autor, e será conduzida por professores especialistas. As inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico e a confirmação é enviada por e-mail.
O curso se insere no programa de Formação de Leitores da AML e terá início com uma conferência do poeta e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Sérgio Nazar, um dos principais estudiosos da obra queirosiana no Brasil. A aula inaugural será presencial, na sede da AML, e contará com a presença do embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos.
A conferência de abertura propõe uma leitura de trechos do romance Os Maias, com foco na modernidade. Para Nazar, Eça de Queirós construiu uma literatura marcada por silêncios, ambiguidades e paradoxos, o que contribuiu para sua recepção crítica no século XIX e seu impacto duradouro nas literaturas em língua portuguesa.
As demais aulas acontecerão virtualmente, sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 20h30. O curso abordará os livros A ilustre casa de Ramires, A relíquia, O crime do padre Amaro, A cidade e as serras, Alves & Cia e O primo Basílio. Entre os convidados, estão Virgílio Coelho (CEFET-MG), Audemaro Taranto Goulart, Giuliano Lellis Ito Santos, Marcus Vinícius Freitas, Filipe Senos Ferreira (Universidade de Aveiro) e Vera Lopes (PUC Minas).
Abertura presencial – Aula inaugural
23 de maio (sexta-feira) – das 19h30 às 21h
Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Centro, BH)
Tema: Eça de Queirós e a modernidade
Convidado: Sérgio Nazar (UERJ)
Presença especial: Embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos
26 de maio – A ilustre casa de Ramires
Convidado: Virgílio Coelho de Oliveira Júnior (CEFET-MG)
2 de junho – A relíquia
Convidado: Audemaro Taranto Goulart
9 de junho – O crime do padre Amaro
Convidado: Giuliano Lellis Ito Santos
16 de junho – A cidade e as serras
Convidado: Marcus Vinícius Freitas
23 de junho – Alves & Cia
Convidado: Filipe Senos Ferreira (Universidade de Aveiro – Portugal)
30 de junho – O primo Basílio
Convidada: Vera Lopes (PUC Minas)