Além da canção, lista de obras cobradas no exame inclui Julia Lopes de Almeida e artista Paulo Nazareth
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai incluir a música Principia, do rapper Emicida, na prova da primeira etapa do vestibular seriado, que acontecerá em 14 de dezembro. A informação foi divulgada no Documento Norteador do Seriado UFMG, cuja primeira versão será apresentada a professores da Educação Básica (EB) durante o evento Mostra Sua UFMG, em 24 de maio.
O documento, voltado para escolas e professores da Educação Básica, pretende orientar sobre as abordagens e os conteúdos aplicados no exame. Após a apresentação na Mostra, ele ainda poderá ser aprimorado antes da publicação final.
Leia também:
O álbum AmarElo, de Emicida, tem sido referência quando o assunto é construção de sentidos a partir da arte. Na obra, o rapper resgata o amor e a ancestralidade, sem se esquecer das mazelas sociais suscitadas pelas questões de classe. Além da música, a lista de obras cobradas na primeira etapa inclui o romance “Memórias de Martha”, de Julia Lopes de Almeida (1862-1934), e o conjunto de autorretratos “Pão e Circo”, do artista Paulo Nazareth.
A partir de 2025, a UFMG adota o vestibular seriado, modelo em que os candidatos realizam três provas ao longo do Ensino Médio, uma em cada ano. As notas obtidas ao final do ciclo serão combinadas para determinar a aprovação. A UFMG estima que, em 2028, 30% dos estudantes ingressarão na universidade por essa modalidade, que coexistirá com o Sisu, baseado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Podem participar estudantes do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e até pessoas que já concluíram essa etapa escolar. As ações afirmativas também serão aplicadas nessa forma de ingresso, assim como no Sisu.
Em 2025, será realizada apenas a prova do primeiro ano. Em 2026, ocorrerão as provas do primeiro e segundo anos, e em 2027, serão aplicadas as três etapas, completando o primeiro ciclo do novo modelo.