Gastronomia

Bar de BH ganha Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo; veja qual é

Confira ranking dos melhores participantes do Comida di Buteco 2025


Créditos da imagem: Divulgação/Comida di Buteco
Prato Vaca Faladeira, composto por língua de boi recheada com bacon e cenoura ao molho madeira Espetinhos do Paulão foi o campeão do festival Comida di Buteco 2025 com o prato Vaca Faladeira

Duda Sperandio

|
27/05/25 às 09:00 - Atualizado em 27/05/25 às 12:36
compartilhe

Pelo segundo ano consecutivo, o Espetinhos do Paulão foi o grande vencedor do Comida di Buteco 2025 em BH. A vitória foi anunciada na noite dessa segunda-feira (26), em um evento no Mercado Central da cidade. O prato responsável pelo sucesso foi o Vaca Faladeira, composto por língua de boi recheada com bacon e cenoura ao molho madeira.

Desta vez, o segundo lugar ficou com o Andrade’s Beer, que apresentou o prato Chora Canelinha, feito com ossobuco e purê de batatas, acompanhado de torradas de alho-poró.

Leia mais:

Durante a cerimônia que anunciou os vencedores, o Bar do Nelson, um dos mais tradicionais e antigos botecos da Região Nordeste de BH, venceu o prêmio de melhor homenagem ao Comida di Buteco. O prato deste ano foi Bolinho de Prata, um bolinho de feijoada com couve crispy. Com o sucesso do prato, o bar foi anunciado como o primeiro participante confirmado no festival em 2026.

A 25ª edição do concurso aconteceu entre os dias 11 de abril e 11 de maio deste ano. Ao todo, foram 125 bares participantes do evento com pratos de tema livre a R$ 35, valor cobrado em todo o Brasil.

Manifestação Cultural

Neste sábado (24), o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), publicou um decreto que reconhece o Comida di Buteco como manifestação cultural da capital mineira. Com o reconhecimento, o festival gastronômico também integra o calendário oficial de eventos da cidade.

Ranking do ano

  1. Espetinhos do Paulão, com o prato Vaca Faladeira: Língua de boi recheada com bacon e cenoura ao molho madeira. Acompanha dois minipães italianos recheados com vinagrete de tomate, cebola temperada com chimichurri de limão e azeite, com muçarela gratinada e manjericão desidratado.
  2. Andrade’s Beer, com o prato Chora canelinha: Ossobuco com purê de batatas, acompanhado de torradas de alho-poró.
  3. Nosso Spetim, com o prato Língua de Dois Amores: Língua ao molho madeira, com fatia de pães e um espetinho de medalhão de batata recheada com queijo minas acompanhado de geleia biquinho.
  4. Sinhá Erozitha Bistrôteco, com o prato Êêêê, lasqueira!!!: Panturrilha suína no seu molho com legumes grelhados.
  5. Choperia América Norte Sul, com o prato Tira Gosto Escondido: Pastel recheado com carne bovina defumada e desfiada, muçarela, palmito, cebola, azeitona, requeijão. Acompanha molho da casa e salada de agrião e tomate.

Segundo ano consecutivo

Na edição de 2024, o grande campeão foi o Espetinhos do Paulão. O bar conquistou o primeiro lugar com o prato “Boi Bandido”, uma combinação de costela bovina, milho verde e mandioca cozida na manteiga, acompanhada da tradicional farofa da casa. A receita destacou a rusticidade da cozinha de boteco, com sabores fortes e preparo cuidadoso.

Comida di Buteco sempre funciona com duas etapas. A votação da primeira fase é feita pelo público e jurados de BH. Em seguida, os campeões da etapa regional disputam nacionalmente com outros vencedores.