Neste ano, evento contará com cerca de 45 categorias, incluindo produtos feitos a partir do leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e misturas
A cidade de Araxá, no Centro-Oeste mineiro, recebe mais uma vez a ExpoQueijo Brasil, maior concurso de queijos das Américas. E se você pretende participar desse grande evento, as inscrições estão abertas para produtores de queijos de todo o mundo, que poderão concorrer a prêmios em diversas categorias. O evento acontecerá entre os dias 26 e 29 de junho, no Grande Hotel e Termas de Araxá.
Segundo a organização do evento, a presença de queijos vindos de diversas regiões do Brasil e do exterior, especialmente da Europa e da América Latina, já está confirmada.
Leia também:
O concurso é destinado a produtores com algum tipo de registro junto às autoridades sanitárias do país de origem. Em 2024, a competição reuniu 1.110 queijos de 14 países, com o Queijo 4 Esquinas, da Quesería Ventimiglia, na Argentina, levando o prêmio máximo. O Brasil, que nunca venceu o concurso principal, foi representado por produtores de 19 estados e do Distrito Federal.
A competição adota um sistema exclusivo de avaliação baseado em sete atributos sensoriais: aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Uma equipe de jurados nacionais e internacionais, treinada especialmente para o evento, será responsável pela análise dos produtos.
Leia também
Os queijos premiados serão reconhecidos com medalhas de ouro, prata e bronze em cada categoria, além do Super Ouro, destinado ao queijo de maior pontuação entre todos os concorrentes. A edição de 2025 contará com cerca de 45 categorias, incluindo produtos feitos a partir do leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e misturas.
Além da competição, a ExpoQueijo Brasil 2025 contará com uma Feira Internacional de Negócios, onde produtores poderão expor e comercializar seus produtos. O Fórum Internacional, por sua vez, trará palestras e debates sobre inovações e práticas para o setor, enquanto a vila gastronômica e cultural oferecerá uma experiência sensorial com degustações e harmonizações de queijos artesanais.
Além disso tudo, haverá a celebração do reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A conquista, oficializada em dezembro de 2024, será comemorada com uma programação para exaltar as tradições e os saberes dos produtores mineiros.
Data: 26 a 29 de junho
Local: Grande Hotel e Termas de Araxá. Rua Águas do Araxá – bairro Barreiro, Araxá (MG)
Mais informações: site da ExpoQueijo