Turismo

Inhotim estreia feira Experiência Brumadinho com artesãos e gastronomia local

Primeira edição acontece neste sábado (26) e reúne 15 expositores com trabalhos em arte, gastronomia e sabores tradicionais


Créditos da imagem: Daniela Paoliello/Divulgação
Mulher de blusa roxa Evento será realizado no dia 26 e marca a primeira de seis edições em 2025, reunindo arte, comida e tradição de Brumadinho em um só espaço

Ana Clara Parreiras

|
23/04/25 às 21:03 - Atualizado em 24/04/25 às 13:17
compartilhe

Neste sábado, 26 de abril, o Inhotim abre espaço para a primeira edição da Experiência Brumadinho, uma feira que convida o público a caminhar pelas cores, sabores e histórias do município que abriga um dos maiores museus a céu aberto do mundo. 

Leia também

O evento acontece no Espaço Igrejinha, a partir das 10h, e marca o início de uma série de encontros que vão movimentar a agenda cultural do museu ao longo de 2025.

Na estreia, 15 expositores apresentam trabalhos que atravessam gerações, saberes e formas de expressão. Tem crochê, cerâmica, escultura, brinquedos de madeira, arte indígena, velas feitas com ingredientes naturais e pão de queijo com leite de cabra.

(foto: Daniela Paoliello/Divulgação)
(foto: Daniela Paoliello/Divulgação)

Entre os destaques estão o Ateliê Art’comGRAÇA, com kokedamas e peças artesanais de crochê criadas por Kelly e Marcelo no bairro Córrego do Feijão; a Aldeia Arapowã Kakyá, do povo Xucuru Kariri, trazendo saberes e artesanato do distrito de Aranha; o escultor Antônio Maia, que transforma madeira descartada em obras cheias de memória; e o Aprisco Chèvrèmon, pioneiro no uso de leite de cabra para preparar um pão de queijo que conta histórias no paladar.

(foto: Daniela Paoliello/Divulgação)
(foto: Daniela Paoliello/Divulgação)

Na programação, também tem a artista Camilla Brandão Aubaud, explorando texturas e memórias em suas peças; o Coletivo de Ceramistas de Piedade do Paraopeba, formado por mulheres que ressignificam materiais recicláveis; e Derby Nacaratto, que convida a redescobrir a infância com brinquedos feitos de madeira.

(foto: Daniela Paoliello/Divulgação)
(foto: Daniela Paoliello/Divulgação)

Quem visita ainda encontra as cerâmicas de Erli Fantini, precursora do polo cerâmico da cidade; os temperos artesanais da Casa Branca, colhidos no quintal e guardados em receitas de família; as velas da Essência Dumato, que iluminam afetos e cheiros; as peças em coco e madeira da artesã Ione Araújo, da Aldeia Naô Xohã Pataxó; os doces e quitandas da Fazenda Aurora; as obras contemporâneas de Lorena Mascarenhas; e os tecidos com pigmentos naturais de Magda Cardoso, do Atelier Cores do Vale.

(foto: Daniela Paoliello/Divulgação)
(foto: Daniela Paoliello/Divulgação)

A feira também faz parte da programação do Inhotim no mesmo dia da inauguração da nova exposição da Galeria Claudia Andujar, agora com o nome ampliado Maxita Yano — “casa de terra” na língua Yanomami. A mostra reúne trabalhos de 22 artistas indígenas da América do Sul, aprofundando debates sobre imagem, território e resistência.

Serviço

Experiência Brumadinho

Data: sábado, 26 de abril
Horário: a partir das 10h
Local: Espaço Igrejinha – Instituto Inhotim, Brumadinho (MG)