Imóvel na avenida Mário Werneck, fechado desde 2021, foi vendido para construtora e aguarda liberação ambiental
O terreno onde funcionou o restaurante Rancho Fundo por 25 anos, na avenida Mário Werneck, entre os bairros Buritis e Estoril, região Oeste de BH, será transformado em um empreendimento comercial e residencial. A informação foi confirmada por um dos proprietários do local, após imagens da estrutura abandonada viralizarem nas redes sociais.
Com 3 mil metros quadrados, a área foi vendida para uma construtora, que aguarda a liberação ambiental para dar início às obras. Segundo a JCM istração e Participação, atual responsável pelo imóvel, os os estão fechados para evitar invasões e um problema de vazamento de água já foi resolvido.
O Rancho Fundo funcionou entre 1995 e 2021. Foi inaugurado quando a Mário Werneck ainda não era asfaltada e o entorno era pouco ocupado. No auge, o restaurante empregava 110 pessoas e se tornou ponto de encontro para festas, casamentos, confraternizações e eventos como transmissões de Copas do Mundo.
O fechamento ocorreu durante a pandemia, após o falecimento da proprietária do imóvel e a suspensão de um desconto no aluguel que havia sido negociado. Tentativas de compra e renegociação não avançaram, e o restaurante foi encerrado.
Registros do 1º Cartório de Registro de Imóveis mostram que o terreno pertenceu ao médico Jacy Rodrigues Pereira, que, ao lado do irmão José Rodrigues, loteou parte da antiga Fazenda Cercadinho. A iniciativa deu origem ao atual bairro Estoril. Documentos de 1987 apontam que a área ainda não contava com infraestrutura urbana na época da venda, com obrigações específicas para a urbanização.
Apesar do encerramento das atividades do Rancho Fundo, o antigo proprietário mantém um lote adjacente ao imóvel e estuda a possibilidade de abrir um bar no local, com istração dos filhos. A proposta é resgatar parte da atividade gastronômica que marcou a história do bairro e voltar a movimentar a avenida Mário Werneck.